de olho no céu

Eclipse parcial da Lua será pouco visível em Santa Maria e região

da redação*


Foto: Charles Guerra (Arquivo Diário)

Nesta terça, 50 anos depois do lançamento da missão Apollo 11, em 16 de julho de 1969, a Lua oferecerá um eclipse parcial que poderá ser visto por grande parte dos terráqueos. Em Santa Maria e região, no entanto, o fenômeno terá pouca visibilidade.

VÍDEO: voluntários distribuem marmitas para moradores em situação de rua

Conforme o diretor do Observatório BioAstronômico Cosmos, em Itaara, Hernán Mostajo, a previsão é que o eclipse inicie a partir das 17h (horário de Brasília). Na região, o eclipse começará a ser percebido às 18h30min, quando a Lua encoberta ficará com um aspecto similar ao de uma Lua crescente (65% da Lua encoberta pela sombra da Terra). O término do eclipse ocorre às 20h. Então a Lua "nascerá" neste dia já eclipsada, por causa do horário.

- O fenômeno ocorre em horário do nascimento da Lua na linha do horizonte. Por causa do horário, a Lua eclipsada não terá tanto contraste com o fundo do céu - relata Mostajo. 

VÍDEO: mesmo com aluguel da Havan, Lar das Vovozinhas precisa de doações

Para observar, é só você voltar seus olhos no horário informado para a região Leste. O eclipse poderá ser visto a olho nu, sem qualquer perigo, diferentemente dos eclipses solares. Binóculos, óculos e telescópios permitirão o espectador aproveitar ainda mais. O diretor conta, ainda, que o Observatório não terá programação para assistir ao eclipse, por causa da baixa visibilidade que terá. 

O ECLIPSE
Um eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados. Nosso satélite natural fica então na sombra da Terra.

"O eclipse será visível da África, de uma grande parte da Europa e da Ásia, da parte oriental da América do Sul e da parte ocidental da Austrália", informou a Royal Astronomical Society (RAS) de Londres em um comunicado.

Na terça-feira, a Lua não ficará totalmente na sombra, o eclipse será apenas parcial. Mas "cerca de 60% da superfície visível da Lua será coberta pela sombra", diz o RAS.

Privada dos raios do Sol, a Lua escurece e fica numa tonalidade de tijolo porque a atmosfera da Terra desvia os raios vermelhos da luz solar para o cone de sua sombra. 

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Criança de 6 anos morre ao ser arrastada por cavalo em Vila Nova do Sul Anterior

Criança de 6 anos morre ao ser arrastada por cavalo em Vila Nova do Sul

14 concursos estão com inscrições abertas no Rio Grande do Sul Próximo

14 concursos estão com inscrições abertas no Rio Grande do Sul

Geral